Introdução
Qualidade de vida no
trabalho – QVT - Compreende a reestruturação do desenho dos cargos, das
novas formas de organizar o trabalho, da formação das equipes de
trabalho semi-autônomas ou autogerenciadas e das melhorias do ambiente
organizacional. (FERNANDES, 1998)
É o conjunto de ações de uma empresa no
sentido de implementar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e
estruturais no ambiente de trabalho. (LIMONGI-FRANÇA, 1996)
A QVT tem sido apontada como um dos fatores motivadores do desempenho humano no trabalho. (FERNANDES, 1996)
A origem do conceito, segundo França;
Rodrigues (1999), está ligada às condições humana e ética do trabalho,
que compreendem desde a exposição a riscos ocupacionais observáveis no
ambiente físico, padrões de relação entre o trabalho contratado e a
retribuição a esse esforço, com suas implicações éticas e ideológicas,
até a dinâmica do uso do poder formal e informal, ou seja, o significado
do trabalho.
A falta de QVT abre um imenso precedente
para o adoecimento físico, mental e emocional dos trabalhadores. Há
necessidade de se introduzir políticas que visem à QVT, sensibilizando
os empregadores e instituições, para o impacto econômico dos problemas
decorrentes da sua falta ou pouca valorização expressos na performance
reduzida, nos altos índices de absenteísmo, na rotatividade do trabalho
(turnover), nos acidentes de trabalho, e em um contexto geral, no
adoecimento do trabalhador. A situação saudável de trabalho seria a que
permitisse o desenvolvimento do indivíduo, alternando exigências e
períodos de repouso, numa interação dinâmica homem-trabalho-ambiente. As
características de personalidade mediam os fatores estressantes do
ambiente e os sintomas.
A qualidade de vida no trabalho está
inserida na ergonomia, na higiene, na segurança, no layout, na
organização do trabalho, pois todos têm seu campo de atuação de forma
holística. A empresa que está atenta a estes aspectos sabe que todos os
investimentos feitos nestas áreas surtem efeitos imediatos, não somente
no retorno financeiro mas junto ao trabalhador que se sente valorizado e
respeitado.
O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira, podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou o contrário um casamento formal e poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que pode influir em nosso comportamento, também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.
2.1 Motivação ou Não, Causada pelo Ambiente de Trabalho
É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento. Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.
2.2 Influência do Ambiente
2.3 Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho
Como se viu as pessoas são produtos do meio em que vivem, tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam sejam o espaço físico ou social.
2.4 Fatores Intrapessoais e a Qualidade de vida no Trabalho
2.7. Princípios dos 5S
O marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de fatores e atitudes que transmitem uma imagem da pessoa. Os fatores a que me refiro incluem vestimenta como um todo, os modos pessoais, o modo de falar e a postura do profissional diante dos demais.
Aquele que fala demais. Já viu aqueles profissionais que são os primeiros a propagar as notícias ou as “fofocas” dentro da empresa? Costumo chamar tais profissionais de locutores da “rádio peão”. Recebem uma informação, sequer sabem se são confiáveis, mas passam adiante e o que é pior, incluindo informações que sequer existiam inicialmente, alterando totalmente a informação recebida. Cuidado para não ser um destes.
ESTÁGIO PROFISSIONAL
TRABALHADOR COOPERADO
TRABALHADOR AUTÔNOMO
TRABALHO VOLUNTÁRIO
EMPREGADO DOMÉSTICO
Indicadores estratégicos
Qualidade total
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
Etapa inicial e base para implantação da Qualidade Total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: seiri (descarte), seiton (arrumação), seiso (limpeza),seiketsu (higiene) e shitsuke (disciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
Programa de gerência pelas diretrizes
Programa de melhoria contínua
Ferramentas
Fluxograma
5w 2h
Diagrama de Pareto
Métodos
Shake-down (sacudir para derrubar)
Brainstorming (tempestade de idéias)
Etapas do MASP
ORIGEM E EVOLUÇÃO DO QVT
A qualidade de vida no trabalho é um tema recente, bastante discutido nas organizações empresariais e acadêmicas nos dias atuais, devido à enorme aplicabilidade de seus programas, sejam eles por motivos de compensação financeira, modismo ou mesmo por questão de sobrevivência a competitividade. O tema qualidade de vida no trabalho tem recebido considerável atenção nas duas ultimas décadas, mas ainda existem muitas incertezas com relação ao sentido exato do termo.
CONCEITO
IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS QVT NAS ORGANIZAÇÕES
A implementação de programas específicos dentro das empresas é vista ultimamente como uma estratégia competitiva de diferencial de mercado, tendo como objetivo aumentar a satisfação dos colaboradores e consequentemente obterem uma alta lucratividade na empresa. Para que haja a lucratividade é preciso que as pessoas executem suas tarefas de maneira adequada e com satisfação, possibilitando assim um futuro promissor dentro da organização e reconhecimento pelos resultados alcançados.
A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
Estágios
São doze os estágios de Burnout:
Sintomas
Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos. Segundo Dr. Jürgen Staedt, diretor da clínica de psiquiatria e psicoterapia do complexo hospitalar Vivantes, em Berlim, parte dos pacientes que o procuram com depressão são diagnosticados com a síndrome do esgotamento profissional. O professor de psicologia do comportamento Manfred Schedlowski, do Instituto Superior de Tecnologia de Zurique (ETH), registra o crescimento de ocorrência de "Burnout" em ambientes profissionais, apesar da dificuldade de diferenciar a síndrome de outros males, pois ela se manifesta de forma muito variada: "Uma pessoa apresenta dores estomacais crônicas, outra reage com sinais depressivos; a terceira desenvolve um transtorno de ansiedade de forma explícita", e acrescenta que já foram descritos mais de 130 sintomas do esgotamento profissional.
Diagnóstico
O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.
Tratamento
Sobre os Sintomas
A Síndrome de "Burnout" em Professores
A burnout de professores é conhecida como uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui. Sintomaticamente, a burnout geralmente se reconhece pela ausência de alguns fatores motivacionais: energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, idéias, concentração, autoconfiança e humor.
Os efeitos do estresse são identificados, na pesquisa, como:
As estratégias utilizadas pelos professores, segundo a pesquisa, para lidar com o estresse são:
O "Burnout" em Enfermeiros
Os enfermeiros, pelas características do seu trabalho, estão também predispostos a desenvolver burnout.Esses profissionais trabalham diretamente e intensamente com pessoas em sofrimento.
Exemplos de estressores:
As várias teorias do estresse, antes de serem teorias concorrentes, são teorias complementares, que se baseiam umas nas outras.
Reação de emergência
Síndrome geral de adaptação
Este modelo diferencia as reações corporais de acordo com a situação estressora: fuga gera um aumento de adrenalina, luta de noradrenalina e testosterona, depressão (perda de controle, submissão) um aumento de cortisol e uma diminuição de testosterona .
O modelo transacional de Lazarus
Teoria da manutenção de recursos de Hobfoll
O modelo estresse-vulnerabilidade
Reação ao estresse em homens e mulheres
Embora a reação mais descrita seja a de fuga-ou-luta, no ano 2000 surgiu uma nova visão sobre o fenômeno, distinguindo a forma de reagir dos homens e mulheres. Estas seriam menos propensas a lutar ou fugir, apresentando reação de cuidado com a prole, mediada por neurotransmissores diferentes dos que atuam nos homens.
Comportamento Humano
"Comportamento
organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a
interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do
comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o
comportamento." O mesmo autor ainda complementa que comportamento
organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de
trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio
profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores,
sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser
entendido como conteúdo do mesmo.
Um dos requisitos essenciais para entrar
e sobreviver no moderno local de trabalho é ter habilidades
apropriadas. Uma pessoa precisa de habilidades relacionadas à
disciplina, logo, quando se estuda o comportamento organizacional, as
habilidades podem acrescentar algo a mais na análise. Dubrin (2003)
complementa que o comportamento organizacional também se resume na
realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e é dessa forma
que se destaca o autoconhecimento e a autopercepção. Os estudos
possibilitaram mudanças nas condições de vida do profissional brasileiro
e a quebra de muitos paradigmas. Com os avanços demográficos e os
conhecimentos na área de psicologia, o envelhecimento proporcionou
melhorias na perspectiva de vida e de trabalho.
“O trabalho sempre ocupou lugar central
na vida das diferentes comunidades e gradativamente foi sendo limitado
pelas condições sociais que foram se estabelecendo”. (KANAANE,1995,
p.01). Um dos motivos dessas mudanças citado por Neri (2005), está
referido a necessidade de competir e sobreviver num mercado dinâmico,
globalizado e exigente. Com isso pode-se verificar que, as organizações
estão fazendo um redesenho da estrutura, preocupando-se com o ambiente
externo, proporcionando aos profissionais experientes, tratamentos
diferenciados, beneficiando-os em vários aspectos como: qualidade de
vida profissional, grandes perspectivas de conquistar as metas e
objetivos traçados, inter-relacionamentos mais maduros e estabilizados.
Kanaane (2006), compreende que a ênfase
no comportamento humano e nas organizações, está sendo um desafio, a
qual apresenta possibilidades de implantação de programas de qualidade e
outros programas que a empresa julgar necessária. O autor compreende
que o comportamento organizacional é vital, pois o fator humano está
intrinsecamente vinculado a toda tarefa realizada. Devido a isso, o
mesmo autor considera a existência de diferentes concepções do termo
comportamento, dividido em:
- Comportamento individual: retrata as reações inerentes ao indivíduo e suas condutas no contexto organizacional;
- Comportamento grupal:
refere-se à gama de reações dos indivíduos que compõem um grupo: como
as ações emergentes do comportamento grupal retratam as múltiplas
influências decorrentes da dinâmica existente, incluindo as pessoas, a
interação, o sentimento, as atividades (tarefas), a comunicação e os
objetivos;
- Comportamento organizacional:
refere-se às manifestações emergentes no contexto das organizações,
indicando os controles, o processo decisório e os esquemas
técnico-administrativos assumidos num dado momento organizacional.
Ampliando esse conceito Chanlat (1996)
acrescenta que o comportamento humano no trabalho não tem sua origem
apenas em uma lógica de economia, está ligada aos fatores psicológicos.
Surgem, então, as dinâmicas em grupos, criam-se novos valores sociais,
as atitudes individuais se enfatizam, chegando ao ponto de valorizar
mais o ambiente de trabalho do que os próprios colaboradores, então as
empresas passam a associar a satisfação com produtividade, para sempre
atingir o melhor índice de produtividade alegado pela satisfação.
O autor conclui que esses desvios
profissionais e empresariais têm causas emocionais, esclarecendo que, no
início da carreira estas incompetências emocionais não aparecem tanto,
ficando muito óbvias quando o profissional se transforma em gestor,
cargo para o qual não está preparado. Cabe ressaltar a importância de
considerar a diferença conceitual entre comportamento e atitude.
“Várias pesquisas sobre o sistema de
valores humanos têm assinalado como os imperativos éticos afetam a
conduta individual e grupal, com relação ao trabalho”. (KANAANE, 2006,
p.77). Nesse sentido Rockeach (1968 apud Kanaane 2006, p. 77) “postula
que um conjunto de crenças inclui tanto as crenças inconseqüentes quanto
as derivadas, organizadas em dois subsistemas."
Comportamento no ambiente de trabalho
Manter
o espírito de coleguismo e agir com ética e transparência são modelos
de comportamento que toda corporação espera de seus funcionários. Mas,
partindo do princípio que cada pessoa é um ser único e individual e que,
portanto, reage de forma única e individual em situações semelhantes,
no ambiente de trabalho convivem pessoas com perfis diversos e
diferentes déficits de comportamento a serem trabalhados. Destacamos,
portanto, algumas regras básicas de comportamento no ambiente de
trabalho, as quais certamente lhes serão úteis ou para serem aplicadas
no seu dia a dia ou mesmo para confirmar que você está andando no
caminho certo:
Cumprimente as pessoas: cumprimente
as pessoas num tom agradável e atencioso. Bom dia, boa tarde e boa
noite, devem fazer parte do vocabulário de educação de qualquer pessoa
no relacionamento diário com os colegas de trabalho, desde o auxiliar de
limpeza até o presidente da corporação.
Seja pontual e assíduo:
atrasos, por menores que sejam, sempre contarão pontos contra a imagem
de qualquer pessoa, assim como faltas constantes. Procure cumprir o
horário estabelecido e faltar somente quando for inevitável, por
questões sérias e urgentes. Pode não parecer, mas o funcionário pontual e
assíduo, naturalmente, transmite credibilidade.
Diga sempre a verdade:
mesmo as chamadas “mentiras brancas” podem trazer problemas a sua vida
profissional. Por exemplo, caso precise faltar por motivos pessoais,
diga sempre a verdade a seu chefe e não invente doenças ou lutos, pois
uma mentira quando descoberta pode complicar muito a sua vida.
Seja cooperativo: se
alguém lhe pedir um pequeno favor, e você puder atender, faça. A boa
convivência no dia a dia do trabalho depende muito da reciprocidade
entre as pessoas. Se você ajudar com boa vontade, seus colegas tenderão a
retribuir quando você precisar.
Seja discreto: a
priori, todos os assuntos do ambiente corporativo são confidenciais. Mas
existes alguns assuntos que devem ser guardados a sete chaves.
Portanto, tenha discrição, ética. Não faça comentários sobre assuntos
restritos ao ambiente corporativo, pois isso pode prejudicar a empresa,
além de influenciar negativamente em sua imagem.
E-mails: não use o
e-mail da empresa para assuntos pessoais, principalmente quando se
tratarem de emails de sacanagem, piadas e pornografia. Em maio desse
ano, a General Motors do Brasil demitiu 11 funcionários por justa causa,
devido a troca de emails envolvendo conteúdo pornográfico.
Elogios públicos, críticas privadas:
caso precise criticar ou repreender alguém, faça-o isoladamente. Nada
de expor o colega ou subordinado. Chame a pessoa num lugar privado, e
converse objetivamente sobre a falha cometida. Quando elogiar, faça
exatamente o contrário: aproveite os momentos onde há reunião de um
grande grupo de pessoas e jogue o confete.
Problemas Pessoais:
evite falar de problemas pessoais. Não os leve para o seu local de
trabalho, pois você só poderá efetivamente resolvê-los quando estiver
fora do trabalho. Além disso, não é justo sacrificar os colegas com
lamentações e queixas.
Vista-se de forma adequada:
a regra básica é sempre lembrar que você está se vestindo para ir
trabalhar, e não para encontrar amigos ou visitar parentes. Deixe as
ousadias e exageros para os finais de semana na casa de praia e para as
festas.
Cuidado com intimidades e brincadeiras exageradas:
muitas vezes as pessoas tentam ser simplesmente educadas e agradáveis.
Mas isso não quer dizer que elas não estejam incomodadas com intimidades
ou brincadeiras em excesso que estejam acontecendo de forma contínua. O
importante é saber dosar, pois a descontração no trabalho, em muitos
momentos, também se faz necessária.
Não reclame e não fale mal das pessoas:
reclamar da empresa, do chefe, do colega, do café, dos banheiros, etc,
são assuntos que devem ser discutidos de forma educada e cordial em
reuniões, e não para virar assunto de corredor. Os problemas devem ser
abordados de forma adequada e no momento adequado, para que não se
transformem em fofocas que não levam a nada.
Ambiente de trabalho e as relações interpessoais
1.1. Introdução
O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira, podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou o contrário um casamento formal e poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que pode influir em nosso comportamento, também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.
Portanto podemos supor que o ambiente de
trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por
conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos
resultados das empresas em todos os sentidos.
Pode-se observar historicamente uma
grande evolução no ambiente de trabalho desde a revolução industrial até
o final do século XX... e quais serão as perspectivas para o século
XXI? Deve-se lembrar que estamos no século XXI, assim sendo, já não
seria hora de questionar alguns paradigmas quanto aos ambientes de
trabalho? Muito bem! Sabe-se que muitos já pensaram nisto, porém não há
trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar nisto decidiu-se
elaborar um projeto de pesquisa onde se buscará demonstrar que muitos
aspectos e formas no ambiente de trabalho já podem e devem ir
modificando-se, o ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho
tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria
casa ou como se assim fosse. E como que o ambiente de trabalho pode
influir ou não nos relacionamentos interpessoais?
2.1 Motivação ou Não, Causada pelo Ambiente de Trabalho
É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento. Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.
Segundo Chiavenato (2000) A motivação se
refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do
indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam
satisfazer essas necessidades.(p.161) Também segundo Chiavenato (2000)O
homem é considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou
se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade surge
outra em seu lugar e, assim por diante, contínua e infinitamente. As
necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direção e
conteúdo.(p.128).
Como se pode verificar supõe-se que os
relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações
das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas
vezes os homens se comportam de forma dualista.
Segundo Chiavenato (2000) O homem se
caracteriza por um padrão dual de comportamento: tanto pode cooperar
como pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos
individuais somente podem ser alcançados através do esforço comum
coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por
outros.(p.128)
2.2 Influência do Ambiente
Não se pode exigir resultados de uma
equipe se esta não tiver um mínimo de comodidade e de condições para
realizar suas necessidades básicas. Mas se acredita que quanto melhor e
mais bem atendidas estas necessidades tanto melhor será o desempenho de
uma equipe.
O ambiente de trabalho é constituído de
duas partes distintas: a física (instalações, móveis, decoração etc) e a
social (as pessoas que o habitam). Segundo Magalhães (1990) ...influem
no conforto social. Evidentemente, se tais elementos forem precários,
ninguém trabalhará com moral elevado.
Conforme a natureza do trabalho,
exigir-se-á uma luminosidade, uma temperatura, um grau de umidade
diferente, o que também deverá estar de acordo com a região onde se
trabalha e a época do ano. (p. 51)
2.3 Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho
Como se viu as pessoas são produtos do meio em que vivem, tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam sejam o espaço físico ou social.
Como diz Bom Sucesso (1997) A
valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e
com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a
forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente,
assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações
interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade
e o senso de contribuição. (p.36).
2.4 Fatores Intrapessoais e a Qualidade de vida no Trabalho
Cada pessoa tem uma história de vida,
uma maneira de pensar a vida e assim também o trabalho é visto de sua
forma especial. Há pessoas mais dispostas a ouvir, outras nem tanto, há
pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras não, enfim
as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situação muitas vezes
priorizam o que melhor lhes convém e às vezes estará em conflito com a
própria empresa. Como observado por Bom Sucesso (1997) O
autoconhecimento e o conhecimento do outro são componentes essenciais na
compreensão de como a pessoa atua no trabalho, dificultando ou
facilitando as relações. Dentre as dificuldades mais observadas,
destacam-se: falta de objetivos pessoais, dificuldade em priorizar,
dificuldade em ouvir. (p.38)
É bom lembrar também que o ser humano é
individual, é único e que, portanto também reage de forma única e
individual a situações semelhantes. Como observado por Bom Sucesso
(1997)No cenário idealizado de pleno emprego, mesmo de ótimas condições
financeiras, conforto e segurança, alguns trabalhadores ainda estarão
tomados pelo sofrimento emocional. Outros, necessitados, cavando o
alimento diário com esforço excessivo, ainda assim se declaram felizes,
esperançosos. (p.176).
2.5. Responsabilidade Pela Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
Normalmente procura-se passar a
responsabilidade para a outra parte, porém é importante lembrar que
somos produto do meio, mas também influímos no meio. Como diz Bom
Sucesso (1997) Além de constituir responsabilidade da empresa, qualidade
de vida é uma conquista pessoal. O autoconhecimento e a descoberta do
papel de cada um nas organizações, da postura facilitadora,
empreendedora, passiva ou ativa, transformadora ou conformista é
responsabilidade de todos.(p.47)
2.6. Arranjo Físico e Ambiente de Trabalho
O objetivo de um arranjo funcional é
garantir conforto, bem-estar, satisfação e segurança para os
funcionários e garantir aos clientes melhores condições de visualizar os
produtos, além de um ambiente saudável e agradável de ser visitado, ao
espaço físico oferecer flexibilidade na disposição dos materiais e bom
aproveitamento do espaço, à empresa propiciar aumento dos níveis de
qualidade, produtividade e eliminação dos desperdícios.
Muito bem, isto é sabido e faz parte de
muitas correntes de pensamentos da administração, porém com diz Moreira
(2000) Esses fatores em si não promovem a satisfação, mas a sua ausência
a inibe. Por outro lado, fatores como oportunidade de auto-realização,
reconhecimento pela qualidade e dedicação no trabalho, a atratividade do
próprio trabalho em si e a possibilidade de desenvolvimento pessoal e
profissional do trabalhador são motivadores em essência. Recebem o nome
de fatores de motivação. (p.287).
2.7. Princípios dos 5S
Como se sabe os 5S são sinônimos de
qualidade para o ambiente de trabalho e cabem aqui algumas observações
como a realidade e percepção do ambiente que é observada de maneiras
distintas por cada pessoa. Segundo Silva (1995) Os nossos sentidos e os
nossos valores podem nos confundir.Quando isso ocorre deixamos de ver a
bagunça, o desperdício, e todo tipo de comportamento que gera má
qualidade de vida. É preciso prestar mais atenção para perceber a
realidade.(p.2)
Os 5 sensos ou bom senso, que é mais
adequado assim colocar, procura mostrar que com uma boa utilização dos
materiais, uma boa ordenação, com uma limpeza constante, com saúde e
higiene e acima de tudo com autodisciplina se alcança maior conforto e
um melhor relacionamento no trabalho e conseqüentemente melhores
resultados para a empresa.
Como observado por Silva (1995)Pode-se
criar um ambiente de qualidade em torno de si, usando as mãos para agir,
a cabeça para pensar e o coração para sentir, por meio do sistema ou
programa 5S. É só colocar em ação cinco sensos que estão dentro de cada
um (p.4).
Os passos que se deve seguir são faxina
geral, limpar o ambiente e os objetos, separar tudo o que se precisa com
freqüência daquilo que se usa esporadicamente, fazer uma arrumação de
forma a se facilitar a vida no trabalho, guardar cada coisa em seu
lugar, manter os equipamentos em ordem e bom funcionamento, combater o
desperdício, ordenar as informações, estar atento as condições de saúde e
higiene e por fim uma auto disciplina e aperfeiçoamento constante do
local de trabalho. Como conclui Silva (1995) Podemos iniciar a longa
caminhada da melhoria continua praticando os cinco (bons) sensos que
cada um tem dento de si: utilização,ordenação, limpeza, saúde e
autodisciplina. A mudança deverá ocorrer dentro de cada um. Se não
tomarmos a decisão pessoal de viver com dignidade,ninguém poderá nos
ajudar. (p.18)
Principais Atitudes e Comportamentos dos Bons Profissionais
Hoje
em dia, cada vez mais as empresas procuram “verdadeiros” profissionais
para trabalharem nelas. Com isso, é evidente que não há mais espaço no
mercado de trabalho para profissionais medíocres, desqualificados e
despreparados para a função a ser exercida, mas sim para profissionais
habilidosos, com pré-disposição para o trabalho em equipe, com visão
ampliada, conhecimento de mercado, iniciativa, espírito empreendedor,
persistente, otimista, responsável, criativo, disciplinado e outras
habilidades e qualificações relacionadas nos capítulos a seguir.
É importante que você profissional,
procure estar preparado para o mercado de trabalho, a qualquer momento
da sua vida, independentemente do fato de estar ou não empregado. A
história do mercado de trabalho atual tem mostrado que independentemente
do cargo que você exerça, você deve estar sempre preparado para
mudanças que poderão surgir e mudarão todo o rumo da sua carreira. As
empresas não são eternas e nem os seus empregos. Não se engane, não
existem mais quaisquer garantias de emprego por parte das empresas,
trazendo aos profissionais empregados um ônus constante para manter o
seu emprego. Se para aqueles que estão empregados manter a sua
empregabilidade não é uma tarefa fácil, para aqueles que estão
ingressando no mercado de trabalho atual, as dificuldades serão ainda
maiores. Portanto, a seguir vou discorrer sobre algumas das
características dos bons profissionais:
Preparado para mudanças
As empresas buscam por profissionais
adaptáveis porque tudo no mundo moderno muda. As tecnologias, as
relações de emprego, o mercado, os valores e o modo encontrar soluções
para os problemas mudaram, enfim tudo mudou significativamente nos
últimos anos e continuarão mudando.
Portanto temos de acompanhar o ritmo das
coisas. Muitos profissionais pensam que podem fazer as mesmas coisas e
do mesmo modo durante toda a vida e depois reclamam porque não são bem
sucedidos. Competência Competência é uma palavra de senso comum,
utilizada para designar uma pessoa capaz de realizar alguma coisa. O
antônimo disso, ou seja, incompetência, implica não só na negação dessa
capacidade como também na depreciação do indivíduo diante do circuito do
seu trabalho ou do convívio social. Para ser contratado em uma empresa
ou para a sua manutenção de emprego não basta ter diplomas e mais
diplomas se não existir competência. Por exemplo, um profissional que se
formou em direito, até mesmo na melhor universidade, mas que não sabe
preparar uma peça processual não terá valor competitivo quer como
profissional empregado, quer como prestador de serviços.
Diplomas servirão para dar referencial
ao profissional ou até mesmo para enfeitar a parede da sua sala, mas a
competência é o fator chave que atrelada à diplomação lhe dará subsídios
profissionais para ser bem sucedido. Por isso podemos afirmar
categoricamente que a competência não é composta pelo diploma por si só,
apesar de que ele contribui para a composição da competência.
Espírito empreendedor
Os dias do funcionário que se comporta
como funcionário pode estar com os dias contados. A visão
tradicionalista de empregador e empregado, chefe e subordinado estão
caminhando para o desuso. As empresas com visão moderna estão encarando
seus funcionários como colaboradores ou parceiros e implementando a
visão empreendedora. Isso significa que os empresários perceberam que
dar aos funcionários a possibilidade de ganhar mais do que simplesmente o
salário mensal fixo, tem sido um bom negócio, pois faz com que o
profissional dê maiores contribuições à organização, garantindo assim o
comprometimento da equipe na busca de resultados positivos.
Equilíbrio emocional
O que quero dizer com o equilíbrio
emocional? Bem, dito de modo simples, é o preparo psicológico para
superar adequadamente as adversidades que surgirão na empresa e fora
dela. Vamos chamar o conjunto de problemas que todos nós possuímos de
saco de problemas. As empresas querem que deixemos o nosso saco de
problemas em casa. Por outro lado, os nossos familiares querem que
deixemos nosso saco de problemas no trabalho. Diante disso, a pergunta
que surge é: onde colocar nosso saco de problemas? Realmente é uma boa
pergunta. E é justamente por isso que para tornar-se um profissional de
sucesso é necessário que tenhamos equilíbrio emocional, pois não importa
quais problemas tenhamos de caráter pessoal, nossos colegas de
trabalho, subordinados, diretores e gerentes, enfim, as pessoas como um
todo não tem culpa deles e não podemos descarregar esses problemas
neles. Quando falamos em equilíbrio, emocional, é importante avaliar
também as situações adversas pelas quais todos os profissionais passam. É
justamente aí que surge o momento da verdade que o profissional
mostrará se tem o equilíbrio emocional.
Marketing Pessoal
O marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de fatores e atitudes que transmitem uma imagem da pessoa. Os fatores a que me refiro incluem vestimenta como um todo, os modos pessoais, o modo de falar e a postura do profissional diante dos demais.
Referindo-se à vestimenta, cabe
salientar que o profissional deve vestir-se adequadamente ao ambiente em
que está inserido. Se a sua empresa adota um padrão formal, obviamente a
sua vestimenta deve estar em conformidade com ela e o mesmo se refere a
uma entrevista de emprego. Da mesma forma, seria um contra-senso usar
terno e gravata para trabalhar em uma linha de produção. Portanto, a
regra básica é vestir-se em conformidade com o ambiente de trabalho.
Comportamentos que o profissional deve evitar:
Destaca-se alguns dos defeitos que além
de prejudicar a ambientalização dentro da empresa, caracterizam tais
pessoas como maus profissionais:
Aquele que fala demais. Já viu aqueles profissionais que são os primeiros a propagar as notícias ou as “fofocas” dentro da empresa? Costumo chamar tais profissionais de locutores da “rádio peão”. Recebem uma informação, sequer sabem se são confiáveis, mas passam adiante e o que é pior, incluindo informações que sequer existiam inicialmente, alterando totalmente a informação recebida. Cuidado para não ser um destes.
Aquele que fala mal dos outros
são aqueles profissionais, se é que existe algum profissionalismo
nisso, que insistem em falar sobre seus colegas de trabalho, longe
destes é claro, aquilo que com certeza não seriam capazes de falar na
frente deles. Por isso, a regra é: Se você não tem coragem de falar algo
na frente do seu colega, nunca fale pelas suas costas.
Aquele que vive mal-humorado
Esses são, sem dúvida, uns dos mais evitados pelos outros
colaboradores. Existe algo pior do que conviver com quem vive reclamando
da vida ou que vive de mau humor? Pessoas de “mal com a vida”, repelem
as outras pessoas de perto delas. Ninguém tem a obrigação de estar
sorrindo todos os dias, mas isso não significa que temos o direito de
estar sempre de mau humor. A propósito, como está seu humor hoje?
Aquele que não tem higiene pessoal
.Somente o próprio profissional é capaz de conseguir conviver com ele
mesmo. Isso porque o corpo dele está condicionado a suportar isso.
Conheço pessoas, que tem um odor tão acentuado (falando de forma
educada), que não consigo permanecer mais do que cinco minutos
conversando com elas. Um bom banho faria bem não só a ele, mas como
todos a sua volta.
Aquele que não respeita os demais.
O respeito aos outros é fundamental para o convívio em grupo. Já
presenciei casos extremos de falta de respeito, pois existem
profissionais que não sabem respeitar seus colegas. Infelizmente, parte
dessas pessoas estão em cargos de direção. Tive um chefe no meu primeiro
emprego que tinha uma campainha para chamar as pessoas. Quando ele
tocava uma vez, secretária atendia, quando ele tocava duas vezes, era
eu, o office-boy. Bem, além de ser uma falta de respeito usar uma
campainha para chamar “seres humanos” muitas vezes fui chamado lá e ele
nem sabia porque tinha me chamado. A maior lição que tirei disso é que
eu não devia nunca mais ter chefe. Por isso me tornei empreendedor.
Aquele que é egoísta.
O egoísmo é algo difundido nas empresas até mesmo porque a
competitividade interna é muito grande. Pensar somente em si mesmo o
tempo todo não é a melhor alternativa para o profissional. Por isso
cuidado, pois um dia a vítima pode ser o próprio egoísta.
Aquele que brinca demais
. Brincar é bom, desde que as brincadeiras sejam saudáveis, num clima
de respeito e equilíbrio. Aqueles que brincam a todo o momento são
pessoas extremamente inconvenientes e irritam quem está a sua volta.
Isso tira a credibilidade do profissional e pode lhe trazer problemas
com a ambientalização.
Aqueles que são inflexíveis
Já observou aqueles profissionais que são os únicos que se acham
certos? Pois bem, isso é um grande problema para a convivência em grupo.
É importante que todos nós tenhamos em mente que não estamos certos o
tempo todo e nem tampouco precisamos fazer valer perante os outros as
nossas próprias idéias a todo o momento. As qualificações,
comportamentos e atitudes dos bons profissionais são muitas e estão em
constante mudança. Mas com certeza aqueles que procuram o
auto-aprimoramento estarão mais bem preparados para tornarem-se
excelentes profissionais.
Formas de Trabalho e Configuração do Vínculo Empregatício
O art. 3º da CLT define o empregado como:
"toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário".
Empregado é o trabalhador subordinado,
que recebe ordens, é pessoa física que trabalha todos os dias ou
periodicamente e é assalariado, ou seja, não é um trabalhador que presta
seus serviços apenas de vez em quando ou esporadicamente. Além do que, é
um trabalhador que presta pessoalmente os serviços.
Desta forma, EMPREGADO é toda pessoa
física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, de
forma pessoal, sob a dependência deste e mediante salário.
Na avaliação desses requisitos a lei
impõe o exame, principalmente, dos fatos em caso concreto, não sendo
decisivo o que tenha sido formalizado por escrito.
ESTÁGIO PROFISSIONAL
A Lei 11.788/2008, que revogou a Lei
6.494/77, estabeleceu novas normas quanto à contratação de estudantes na
condição de estagiários.
Somente os alunos matriculados
regularmente em instituições de ensino público e particular, de educação
superior, de educação profissional, do ensino médio e de educação
especial poderão ser considerados estagiários, os quais deverão
desenvolver atividades nas empresas desde que relacionadas à sua área de
formação.
A mera rotulação de estagiário não
impede o reconhecimento da condição de empregado. É preciso preencher os
requisitos legais para que o contrato de estágio seja legalmente
válido.
TRABALHADOR COOPERADO
Considera-se cooperado o trabalhador
associado a cooperativa, que adere aos propósitos sociais e preenche as
condições estabelecidas em estatuto de cooperativa.
O trabalhador que aderir à Cooperativa
e, por estatuto da mesma, adquirir o status de cooperado, não é
caracterizado como empregado, conforme CLT, art. 442, adiante
reproduzido:
“Qualquer que seja o ramo de
atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício
entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços
daquelas”.
TRABALHADOR AUTÔNOMO
AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua
atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com
assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma
eventual e não habitual.
TRABALHO VOLUNTÁRIO
O trabalho voluntário é definido pela
Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada prestada por pessoa
física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada
de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais,
educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social,
inclusive mutualidade.
EMPREGADO DOMÉSTICO
Entende-se por empregado doméstico
aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não
lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas.
O empregado doméstico é regido pela Lei
5.859/1972, regulamentada pelo Decreto 71.885/1973, e com as
modificações da Lei 11.324/2006, tendo seus direitos previstos na
Constituição Federal/1988 no parágrafo único do artigo 7º, bem como sua
integração à Previdência Social.
Qualidade
Qualidade é um
conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de
cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de
produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam
diretamente nesta definição.
Definição
Definição
O termo qualidade vem do latim
qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando
se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando
se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando
se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa,
ou ainda quando se fala da qualidade de um produto no geral. Como o
termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de
definição clara e objetiva. Pode-se também seguir como exemplo a
qualidade da enciclopédia virtual, Wikipedia. Basta escolher um tema
qualquer e escrever absurdos. O tempo para a correção ser feita está
inversamente ligada à qualidade do site. Quanto melhor a qualidade,
menor será esse tempo.
No que diz respeito aos produtos e/ou
serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade:
"conformidade com as exigências dos clientes", "relação
custo/benefício", "adequação ao uso", "valor agregado, que produtos
similares não possuem"; "fazer certo à primeira vez"; "produtos e/ou
serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para
significar "excelência" de um produto ou serviço.
A qualidade de um produto ou serviço
pode ser olhada de duas ópticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto
de vista do produtor, a qualidade se associa à concepção e produção de
um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de
vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade
reconhecidas ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço.
Do ponto de vista dos clientes, a
qualidade não é unidimensional. Quer dizer, os clientes não avaliam um
produto tendo em conta apenas uma das suas características, mas várias.
Por exemplo, a sua dimensão, cor, durabilidade, design, funções que
desempenha, etc. Assim, a qualidade é um conceito multidimensional. A
qualidade tem muitas dimensões e é por isso mais difícil de definir. De
tal forma, que pode ser difícil até para o cliente exprimir o que
considera um produto de qualidade.
O cliente não avalia se um produto e ou
serviço possuem qualidade apenas pelo preço, ou por determinada
característica, pelo contrário, a qualidade é determinada quando o
produto e ou serviço atingem a expectativa do cliente. A definição de
qualidade deve sempre estar relacionada com a satisfação do cliente.
Do ponto de vista da empresa, contudo,
se o objetivo é oferecer produtos e serviços (realmente) de qualidade, o
conceito não pode ser deixado ao acaso. Tem de ser definido de forma
clara e objetiva. Isso significa que a empresa deve apurar quais são as
necessidades dos clientes e, em função destas, definir os requisitos de
qualidade do produto. Os requisitos são definidos em termos de variáveis
como: comprimento, largura, altura, peso, cor, resistência,
durabilidade, funções desempenhadas, tempo de entrega, simpatia de quem
atende ao cliente, rapidez do atendimento, eficácia do serviço, etc.
Cada requisito é em seguida quantificado, a fim de que a qualidade possa
ser interpretada por todos (empresa, trabalhadores, gestores e
clientes) exatamente da mesma maneira. Os produtos devem exibir esses
requisitos, a publicidade se faz em torno desses requisitos (e não de
outros), o controle de qualidade visa assegurar que esses requisitos
estão presentes no produto, a medição da satisfação se faz para apurar
em que medida esses requisitos estão presentes e em que medida vão
realmente ao encontro das necessidades. Todo o funcionamento da "empresa
de qualidade" gira em torno da oferta do conceito de qualidade que foi
definido.
Controle da qualidade, garantia da
qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de
qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são usados em várias
áreas, inclusive qualidade de software. Gestão da qualidade é o processo
de conceber, controlar e melhorar os processos da empresa, quer sejam
processos de gestão, de produção, de marketing, de gestão de pessoal, de
faturação, de cobrança ou outros. A gestão da qualidade envolve a
concepção dos processos e dos produtos/serviços, envolve a melhoria dos
processos e o controle de qualidade. Garantia da qualidade são as ações
tomadas para redução de defeitos. Controle da qualidade são as ações
relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os
requisitos estão a ser respeitados e se os objetivos da empresa estão a
ser atingidos.
Mensuração da Qualidade
Para conhecer o andamento empresarial, é
necessário estabelecer parâmetros de medidas, não somente subjetivos,
mas que esses facilitem o gestor na tomada de decisão. A mensuração da
qualidade dos produtos e serviços da organização vem suprir essa
necessidade através do uso de indicadores.
Com relação à qualidade de serviços,
dadas as características peculiares aos serviços, não se pode medir a
qualidade desses da mesma forma feita para produtos. Então, para fazer
isso, uma das propostas existentes na literatura, é o método SERVQUAL.
Tradicionalmente as organizações dispõem
de conjuntos ou sistemas de medidas de desempenho, direcionadas à
avaliação do desempenho financeiro, e às vezes de produtividade. Mas o
que se propõe é que os indicadores de desempenho da qualidade apontem se
a organização está sendo competitiva em relação ao que os clientes
desejam. Portanto, a nova proposta de utilização de indicadores é de que
eles sejam reflexos da organização como um todo, apontando onde está a
direção estratégica que a organização deve seguir.
Indicadores são modos de representação -
tanto quantitativa quanto qualitativa - de características e
propriedades de uma dada realidade. Em outras palavras é “uma
característica específica que reflete um aspecto da realidade
observada”.
Quando se trata a respeito de
indicadores qualitativos têm se como exemplos a elaboração de
questionários ou de perguntas a serem respondidas pelos clientes. Já em
dados quantitativos os exemplos mais comuns são os de tempos, quantidade
de produtos/serviços, número de informações, etc.
Com o uso de indicadores, um conceito
nada novo, mas que ainda revoluciona as empresas, foram criadas algumas
organizações que propõem estudos e cerificações, com o uso de
indicadores. Também há vários estudiosos que formularam teorias e
soluções práticas sobre este assunto.
Segundo Mari (1997), que foi um destes
estudiosos, “todas as coisas que podem ser acessadas por intermédio de
nosso conhecimento possuem um número; pois sem os números não podemos
compreender nem conhecer”. Portanto, assim como os indicadores
qualitativos, os quantitativos são essenciais para o progresso
organizacional.
Indicadores estratégicos
Com utilização de indicadores,
principalmente os voltados para definição de estratégias, as empresas
desfrutam de um conhecimento profundo do negócio. Possibilita conhecer o
foco de sua atuação. Identificando com clareza qual é a sua fortaleza,
exploram mais os quadros de oportunidades empresariais, e de outra forma
conhecem suas fraquezas, além de preparar-se contra as ameaças
encontradas.
Sabendo o foco de atuação, a tomada de
decisão quanto a ações estratégicas, táticas e operacionais são mais
assertivas, o que dará a empresa uma melhor competitividade e fará com
que ela atenda às necessidades e expectativas de seus clientes. Para o
acompanhamento dessas ações determinadas, os indicadores são excelentes
ferramentas, pois refletem a realidade empresarial. Dessa forma, caso
ocorra alguma dificuldade durante a realização das ações, o gestor
poderá visualizar as conseqüências, e com isso estabelecer mudanças.
Qualidade total
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
- Os princípios da Qualidade Total estão fundamentados na Administração Científica de Frederick Taylor (1856-1915), no Controle Estatístico de Processos de Walter A. Shewhart (1891-1967) e na Administração por Objetivos de Peter Drucker (1909-2005). Os primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra Mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970.
Programas de Qualidade
Programa 5SEtapa inicial e base para implantação da Qualidade Total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: seiri (descarte), seiton (arrumação), seiso (limpeza),seiketsu (higiene) e shitsuke (disciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
Significado das palavras:
Seiri- DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário.
Seiton- ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.
Seiso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.
Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.
Seiton- ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.
Seiso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.
Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.
Programa de gerência da rotina diária
Núcleo da Qualidade Total e seu programa
mais importante, a Gerência da Rotina Diária controla o processo de
produção, orientando e delimitando a ação de todos em função da missão
da empresa, principal atividade e razão de sua existência.
Programa de gerência pelas diretrizes
Programa de planejamento estratégico a
longo prazo fundamentado na VISÃO dos proprietários e gestores do
negócio em relação aos objetivos e expectativas para o futuro da
empresa. Esses objetivos e expectativas irão constituir diretrizes que,
desdobradas, orientarão o planejamento tático e o planejamento
operacional de médio e curto prazo respectivamente, transformando o que
foi planejado em ação e resultados.
Programa de melhoria contínua
O programa de melhoria de qualidade,
consiste em delimitar as tarefas a cada individuo, atraves de quadro de
distribuicao de atividades.
Ferramentas
Macrofluxo
Diagrama de blocos que apresenta de
forma resumida todas as etapas do processo de produção desde o
recebimento da matéria-prima até a obtenção do bem ou prestação do
serviço. Permite visualizar o processo como um todo, sua abrangência e
limites.
Fluxograma
Representação gráfica da rotina de um
processo de produção através de símbolos padronizados. Permite o
mapeamento individualizado de cada etapa e, quando necessário, o estudo e
racionalização de tempos e movimentos do processo.
5w 2h
Formulário para execução e controle de
tarefas que atribui responsabilidades e determina as circunstâncias em
que o trabalho deverá ser realizado. Recebeu esse nome devido a primeira
letra das palavras inglesas: what (o que), who (quem), when (quando), where (onde), why (por que), e das palavras iniciadas pela letra H, how (como), how much (quanto custa). A idéia central dessa ferramenta está contida nos versos de I keep six honest serving-men de Rudyard Kipling, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1907.
Diagrama de causa e efeito
Investiga os efeitos produzidos por
determinadas categorias de causas. Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama
é composto por uma linha central com ramificações na parte superior e
inferior. O efeito, ou seja, o problema, é anotado na extremidade
direita da linha central e as diversas categorias de causas de problemas
(material,máquina,medida,mão-de-obra, método e meio ambiente) são
anotadas nas extremidades das ramificações que são levemente inclinadas
para o lado esquerdo, dando-lhe um aspecto de espinha de peixe, nome
pelo qual é também conhecido.
Folha de verificação
Formulário estruturado para viabilizar e
facilitar a coleta e posterior análise de dados, sobre a frequência com
que determinado fato ou problema ocorre.
Diagrama de Pareto
Gráfico de barras elaborado com base nos
dados coletados na Folha de Verificação, sobre as várias causas de um
problema ou vários problemas inter-relacionados. Permite priorizar
problemas separando os muitos problemas triviais dos poucos vitais. Nos
poucos problemas vitais deverão ser concentrados todo foco e atenção,
pois respondem por 80% dos resultados indesejáveis. Vilfredo Pareto
economista e sociólogo italiano que viveu no século 19 descobriu que 20%
da população detem 80% de toda riqueza de um país, premissa
universalmente verdadeira, haja vista que nas empresas - aceitas
pequenas variações estatísticas - 20% dos itens estocados respondem por
80% do valor total em estoque, 20% dos clientes respondem por 80% do
faturamento total do negócio e também 20% dos problemas respondem por
80% de todos os resultados indesejáveis da empresa.
Métodos
Shake-down (sacudir para derrubar)
Dinâmica de grupo entre os membros de
uma mesma equipe para identificar e definir problemas relacionados ao
processo e ao produto sob a responsabilidade deles. A análise de
processos e a solução de problemas são iniciadas através desse método.
Brainstorming (tempestade de idéias)
Dinâmica de grupo para geração de idéias
e também para potencializar a criatividade na solução de problemas. O
método foi idealizado por Alex Osborn inicialmente para uso na área de
publicidade, sendo posteriormente utilizado na área de negócios.
Método de análise e solução de problemas (MASP)
Método para obter sucesso na solução de
problemas. O MASP, como é conhecido no Brasil, foi desenvolvido a partir
do método QC-Story que, foi um desdobramento e detalhamento do ciclo
PDCA levado ao Japão a partir de 1950 por Deming e, posteriormente,
Juran.
As origens do QC-Story são, basicamente
duas: o PDCA como conceito e a metodologia científica como filosofia. O
PDCA teve inspirações ns sequência de trabalho Plan-Do-See de Taylor e
em princípios da escola filosófica do pragmatismo, que tem seu principal
representante o pedagogo e filósofo John Dewey. Dewey propos o método
partindo da afirmativa de que " o homem não pensa a menos que tenha um
problema para resolver". As influências claras da metodologia
científica, como a observação, a coleta de dados, formulação de
hipóteses, a objetividade, foram sendo feitas à medida que os autores se
dedicavam a descrever o método em suas obras. Contribuições para isso
foram dadas por Kume, Hosotani e, priincipalmente, nos livros da União
de Cientistas e Engenheiros do Japão - JUSE.
Ninguém sabe ao certo como o nome MASP
"pegou" no Brasil. Campos, que inseriu uma descrição do método feita por
engenheiros da Cosipa em sua obra TQC - Qualidade Total no Estilo
Japonês, denomina o método de MSP - método de solução de problemas.
O MASP é um caminho ordenado, composto
de passos e sub-passos pré-definidos para a escolha de um problema,
análise de suas causas, determinação e planejamento de um conjunto de
ações que consistem uma solução, verificação do resultado da solução e
realimentação do processo para a melhoria do aprendizado e da própria
forma de aplicação em ciclos posteriores. O MASP prescreve como um
problema deve ser resolvido e não como ele é resolvido, contrapondo dois
modos de tomada de decisão que Bazerman (2004) denomina de “modelo
prescritivo” e “modelo descritivo”.
Etapas do MASP
Identificação do problema: Definir
claramente o problema e reconhecer sua importância. Observação:
Investigar as características específicas do problema com uma visão
ampla e sob vários pontos de vista. Análise: Descobrir as causas
fundamentais. Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas
fundamentais. Ação: Bloquear as causas fundamentais. Verificação:
Verificar se o bloqueio foi efetivo. Padronização: Prevenir contra o
reaparecimento do problema. Conclusão: Recapitular todo o processo de
solução do problema para trabalho futuro.
O MASP é formado por um conjunto de
etapas, cada qual consistindo de um conjunto de passos que, normalmente,
pode ser entre 3 e 6.
Normalmente, o MASP é aplicado em
estruturas ad hoc. Dois tipos de grupos se destacam: o Círculo de
Controle da Qualidade e o Grupo de Melhoria. O CCQ é uma atividade
voltada para o desenvolvimento das pessoas, principalmente nas
habilidades para analisar dados e melhorar a qualidade, enquanto que os
grupos de melhoria são grupos de trabalhadores interfuncionais,
designados pelas gerências para resolverem problemas específicos, com
tema, prazo de execução e resultados previamente estabelecidos pela
empresa.
Qualidade de Vida no Trabalho
A
Qualidade de Vida no trabalho é uma consequência da compreensão
comprometida e abrangente das condições de vida no trabalho, incluindo
aspectos como bem-estar social, saúde, segurança e capacitação sendo uma
poderosa arma de competitividade do mercado, melhorando o desempenho e a
produtividade além do aumento da confiabilidade do cliente. Mezzomo
(2001, p.73) define Qualidade como sendo “um conjunto de propriedades de
um serviço (produto) que o torna adequado à missão de uma organização
(empresa) concebida como resposta às necessidades e legítimas
expectativas de seus clientes”. A Qualidade é complexa, sendo a busca
permanente da auto-superação e do contínuo aperfeiçoamento englobando
além dos serviços, produtos e pessoas, um Planejamento pré-estabelecido
não se limitando apenas aos avanços tecnológicos, mas a recursos humanos
capacitados, treinados , liderados, motivados e conscientes de suas
responsabilidades, exigindo comprometimento dos mesmos nas alterações da
cultura organizacional e, com isso, participação efetiva do trabalhador
favorecido pelo Empowerment que fortalece a equipe com atribuições de
autonomia e total responsabilidade para desempenhar seu trabalho visando
a excelência da organização. A busca incessante da Qualidade pelas
organizações contemporâneas como estratégia de sobrevivência no mercado
provoca muitas vezes um esquecimento do principal: seus colaboradores,
sua vida e felicidade.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DO QVT
A qualidade de vida no trabalho é um tema recente, bastante discutido nas organizações empresariais e acadêmicas nos dias atuais, devido à enorme aplicabilidade de seus programas, sejam eles por motivos de compensação financeira, modismo ou mesmo por questão de sobrevivência a competitividade. O tema qualidade de vida no trabalho tem recebido considerável atenção nas duas ultimas décadas, mas ainda existem muitas incertezas com relação ao sentido exato do termo.
A nominação QVT surgiu a partir dos
estudos de Erick Trist na década de 50 no instituto de Tavistock, quando
se aplicou uma nova técnica que organizava o trabalho a partir da
relação: indivíduo, trabalho e organização, ou seja, com estudos
realizados sobre sociotécnicos. Ali foi verificado após os estudos, que
as empresas e os sistemas sociais tinham relações estreitas que foram
representadas pelos indivíduos; onde os sistemas técnicos eram
representados pela estrutura organizacional de forma sistêmica,
representada pela liderança e a tecnologia que eram conduzidas e
introduzidas dentro das empresas de forma estratégica. Markes de
Oliveira (1998, p.18): relatou “O estudo científico da qualidade de vida
no trabalho, veio se dar a partir dos séculos XVIII e XVIIII, através
das escolas de administração científica e relações humanas”. Com base na
realidade de um tema discutido cada vez mais nas empresas HANDY (1995,
p.25) declarou: “O problema começou quando transformamos o tempo em
mercadorias, quando compramos o tempo das pessoas em nossas empresas em
vez de comprar a produção. Quanto mais tempo você vende, nessas
condições, mais dinheiro fará. Então, há uma troca inevitável entre o
tempo e o dinheiro. As empresas, por sua vez, tornam-se exigentes.
Querem menos tempos das pessoas que eles pagam por hora, porém mais das
pessoas que pagam por ano, porque no último caso, cada hora extra
durante o ano é gratuita.”
A concepção evolutiva do QVT iniciou-se
no ano de 1959 a 1972 onde a qualidade de vida no trabalho era vista
como uma variável , ano que houve investigação de como melhorar as
condições de vida no ambiente de trabalho, como poderiam os indivíduos
pertencentes a empresa obter condições de vida melhores no trabalho. Ano
de 1969 a 1974 começou haver mudanças, pois os empregados eram
sobrecarregados nas tarefas, em 1972 a 1975 começaram ocorrer mudanças
no ambiente de trabalho, estrutura física. No ano de 1975 a 1980 ocorreu
o inicio da produção, havendo assim um questionamento do que era
necessário para que as pessoas começassem a ser mais produtivas.
Consequentemente as exigências das pessoas aumentaram, e no ano de 1979 a
1982, surgimento de empresas de fora, entrando no mercado aumentando a
concorrência então as empresas ameaçadas passaro a investir em melhores
condições de trabalho como estratégia competitiva nas organizações.
CONCEITO
O conceito de qualidade de vida é muito
amplo, podendo ser analisado em dois aspectos, do ponto de vista das
pessoas e no ambiente empresarial.
Do ponto de vista das pessoas, qualidade
de vida é a percepção de bem estar a partir das necessidades de cada
individuo, do ambiente social e econômico e das expectativas de vida
representando, a valorização no significado do trabalho e do cargo
ocupado.
No ambiente empresarial, nos dias atuais
representa a necessidade de valorização nas condições de trabalho como:
ambiente físico, matéria-prima, equipamentos, suporte organizacional e
instrumentos adequados. Condições essas que tem o intuito de satisfazer
as necessidades dos funcionários, gerando o bem-estar. A qualidade de
vida no trabalho é a capacidade de administrar o conjunto das ações,
incluindo diagnóstico, implantação de melhoria e inovações gerenciais,
tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho alinhada e construída
na cultura organizacional com prioridade absoluta para o bem-estar das
pessoas da organização. (FRANÇA, 2007, p.167.).
Qualidade de Vida no trabalho evidencia
os colaboradores como detentores de merecida importância pela
Instituição, que envolvidos em diversos níveis, são abordados como
parceiros e, não mais como recursos humanos, mas integrando indivíduos à
organização de forma harmoniosa, mantendo sua integridade física e
mental, valorizando-o literalmente como pessoa, considerando fatores
psicológicos, políticos, econômicos e sociais do trabalhador. No mundo
do trabalho ocorreram inúmeras mudanças não só no processo produtivo
devido inovações tecnológicas, mas no impacto causado na saúde do
trabalhador tanto na esfera física como psíquica. Em documento da
Comisión de las Comunidades Europeias, enfermidades consideradas
emergentes, como o estresse, a depressão ou a ansiedade, assim como a
violência no trabalho, o assédio e a intimidação, são responsáveis por
18% dos problemas de saúde associados ao trabalho, uma quarta parte dos
quais implica em duas semanas ou mais de ausência no ambiente da
organização.
Os estudos sobre as patologias do
trabalho sempre foram focados para o setor produtivo/industrial, só
recentemente as pesquisas incluem outras áreas como a saúde, educação e
esportes visando entre vários interesses , os econômicos e
mercadológicos porque inúmeros objetivos organizacionais são alcançados
quando os trabalhadores são saudáveis ocorrendo queda nos níveis de
absenteísmo, das licenças médicas, acidentes de trabalho, aposentadorias
por doença, entre outros. O pensamento clássico da Medicina Ocupacional
entendia a saúde do trabalhador basicamente relacionada ao ambiente
físico, cujo contato com agentes químicos, físicos e biológicos
propiciava acidentes e enfermidades típicas pela especificidade da
profissão; atualmente a visão é mais ampla, sendo o trabalho sujeito a
inúmeros condicionantes, estando as condições de trabalho e sua
patologias estreitamente relacionadas. O interesse de alguns
pesquisadores no estresse, relaciona-se com situações de esgotamento
pessoal que vindo causar interferência na vida do indivíduo, pode ou não
comprometer a relação homem-trabalho.
Qualidade De Vida No Trabalho - Competência das Empresas do Novo Milênio
No
Brasil, nas últimas décadas, o cenário de rápidas e contínuas
transformações em questão inseridas nas organizações provocou aumento da
competitividade e, em decorrência, a necessidade de revisão dos
paradigmas de gestão e das estratégias de inserção e manutenção nesse
contexto turbulento e mutável.
Aspectos ético-legais, ergonômicos, de
saúde e segurança, entre outros, foram sendo implantados e atualizados
segundo as novas demandas advindas do processo e das relações de
trabalho. A problemática vivenciada pelo homem trabalhador foi sendo
cada vez mais estudada e para dar conta da sua prevenção ou resolução,
muitas áreas das ciências envolveram-se com o estudo da qualidade de
vida no trabalho. Ciências exatas, humanas, sociais e da saúde
contribuíram para que a harmonia e o equilíbrio na relação
homem-trabalho pudessem ser almejados. Hoje, todas as áreas das ciências
dedicam-se a investigar a vida no trabalho para agregar a ela mais
qualidade, entendendo-a como a uma variável que contempla dimensões
impregnadas da subjetividade humana.
Existe a percepção de que a gestão da
qualidade de vida no trabalho (GQVT) possa ser tanto mais eficaz quanto
maior a correlação entre as políticas e ações para melhoria da Qualidade
de Vida no Trabalho (QVT) e nas necessidades e expectativas dos
trabalhadores. Assim, essa premissa caracteriza o pressuposto que
originou este estudo. Sabe-se que, de modo geral, as organizações
apresentam políticas e ações para GQVT, contudo questiona-se a
coerência, efetividade e resolutividade das mesmas, quando elas são
planejadas, propostas e implantadas sem fundamentar-se em um diagnóstico
que retrate o que o trabalhador entende por QVT e que necessidades e
expectativas ele quer ver atendidas. No desenvolvimento de programas e
ações de Qualidade de Vida no Trabalho é necessária a identificação de
indicadores a partir de um bom instrumento de diagnóstico. Em uma
pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho desenvolvida por
LIMONGI-FRANÇA (2001), e ainda atual para os dias de hoje, a amostra de
natureza intencional teve o seguinte perfil de respondentes, obedecendo
aos seguintes pré-requisitos:
-Administradores profissionais;
-Alunos de Administração a partir do 3º. Ano;
-Executivos com formação universitária atuando há mais de 5 anos em empresas;
-Professores do curso de administração.
-Alunos de Administração a partir do 3º. Ano;
-Executivos com formação universitária atuando há mais de 5 anos em empresas;
-Professores do curso de administração.
Os seguintes aspectos chamaram a atenção
em uma análise da compilação de dados da pesquisa, que justificam a
criação de uma metodologia de sistemas para Qualidade de Vida no
Trabalho: 96,3% dos respondentes concordam que toda empresa deve ter um
Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, sendo que 59,9% conhecem
claramente o tema. 33% reconhecem as ações de Qualidade de Vida no
Trabalho como investimento e não simples “despesas” no resultado das
empresas. 50,2% acreditam que os programas devem ser alinhados às
principais estratégias do negócio; 89,5% concordam que os programas de
Qualidade de Vida no Trabalho contribuem positivamente em 92,8% da
produtividade do negócio; 66,4% afirmam que os resultados das ações e
programas de QVT são mensuráveis; 49,8% conhecem modelos gerenciais para
implantação de Programas de QVT; 98,6% acreditam que os programas de
QVT são importantes para a Administração das Empresas da amostra; 62,2%
discordam, quando afirma-se que as ações de QVT são desnecessárias;
89,0% acredita que o tema QVT deve ser melhorado; 76,5% são unânimes am
afirmar que existem pressões externas para implantação de Programas de
QVT, exercidos principalmente pelos sindicatos e outras empresas que se
mostram mais competitivas; 36,9% acredita que o pessoal de operações são
os que mais precisam das ações de QVT; 71,9% sabem que empresas no
Brasil possuem programas abrangentes de QVT e 97,2% acredita em
melhorias de produtividade, oriundas das ações de QVT.
Apesar dos aspectos positivos, na
prática, percebe-se que ainda existe muito a fazer pelo tema QVT nas
empresas brasileiras: existem ações que são extremamente pontuais, e não
estão alinhados em uma política macro de gestão, o que poderia trazer
uma grande diferencial competitivo para as empresas. Claro que algumas
já são despertadas e investem massivamente no tema, principalmente as
empresas modelo “EXAME” – Melhores Empresas para se Trabalhar, que
apresenta as que têm um política organizada de gestão do tema qualidade
de vida.
Outro fato que é importante citar, é que
nem sempre os programas implantados são adequadamente planejados e
mensurados. Por exemplo: é super importante a implantação de um Programa
de Ginástica Laboral na empresa, porém, a falta de correção dos
aspectos de Ergonomia no ambiente de trabalho continuará causando
problemas físicos ao trabalhadores.
Daí a seguinte pergunta e crítica: Os
programas de qualidade de vida no trabalho estão alinhados a uma
estratégia maior, ou são simplesmente ações de endomarketing do
planejamento empresarial, para criar um clima superficial de saúde e bem
estar?
Programas de Qualidade de Vida no Trabalho
Os
programas de Qualidade de Vida no Trabalho têm como objetivo criar uma
organização mais humanizada, mediante maior grau de responsabilidade e
de autonomia no trabalho, recebimento mais constante de feedback sobre
desempenho, maior variedade e adequação de tarefas e ênfase no
desenvolvimento pessoal do indivíduo. Estes programas constituem uma das
mais eficazes formas de obtenção do comprometimento das pessoas, uma
vez que favorecem o envolvimento dos empregados nas decisões que
influenciam suas áreas de trabalho dentro da empresa.
Os programas de QVT envolvem a resolução
participativa dos problemas, reestruturação do trabalho, inovações do
sistema de recompensas e melhoria do meio ambiente do trabalho.
Costumam, às vezes, apresentar dificuldades para serem implantados. Como
envolvem custos para a empresa e têm poro alvo principal os empregados e
não a organização, algumas vezes é difícil conseguir a adesão da alta
administração. Esses programas, no entanto, orientam-se também em
direção à melhoria na eficácia organizacional, já que esta tem como
pré-requisito a satisfação do individuo que se intensifica por meio da
participação nas decisões e na melhoria das condições em que se
desenvolvem seu trabalho.
Um programa de QVT tem geralmente três componentes:
1 – Ajudar os funcionários a identificar riscos potenciais de saúde.
2 – Educar os funcionários a respeito de
riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, fumo, obesidade dieta
pobre e estresse.
3- Encorajar seus funcionários a mudar seus estilos de vida através de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde.
As estratégias para a prevenção de
doenças e a promoção da saúde ganham cada vez mais importância nas
empresas. Por dois motivos em especial: "o absenteísmo relacionado a
afastamentos custa caro e quanto mais os funcionários utilizam o plano
de saúde, mais ele pesa para os cofres da organização", explica André
Alexandre Osmo, diretor médico do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo,
que tem um serviço especial de check-up para executivos. A preocupação
com a qualidade de vida é um fator em ascensão no âmbito organizacional.
Inúmeros fatores externos (doenças e adversidades) permeiam o trabalho
das pessoas.
Os programas de qualidade de vida podem
ser de vital importância para o desenvolvimento pessoal e profissional
de seus colaboradores, bem como com o desenvolvimento eficaz das
organizações. A vida do homem moderno, nos grandes centros urbanos, está
cada vez mais amarrada ao enfrentamento de situações críticas para a
sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino,
saúde e a própria manutenção do seu emprego. Todas elas geradoras de
prejuízos físicos e psicológicos. Hoje, exige-se dos funcionários
eficiência e alta produtividade em tempo limitado, porém, em condições
inadequadas de trabalho, com problemas de ambiente e equipamentos. Tais
condições acabam levando a insatisfações, cansaços excessivos, queda de
produtividade, problemas de saúde e acidentes de trabalho.
As empresas procuram hoje qualidade de
vida no trabalho, na esperança de promover um envolvimento e motivação
do ambiente e proporcionar assim um aumento da produtividade, além
disso, a atividade física, no âmbito da empresa é uma questão
relacionada à promoção de saúde, não apenas como ausência de doença, mas
como estado completo de bem- estar físico, mental e social.
OBJETIVO NAS ORGANIZAÇÕES
A missão da organização, embora defina
pela cúpula gerencial, deve está relacionada com os objetivos
organizacionais, sejam eles gerais ou específicos e deve ser praticada
por todos os membros da organização (CHIAVENATO, 1999). Assim, os
gerentes administrativos trabalham este fato, conduzindo os esforços
padronizados ou não, dos seus membros em direção a sua ordem, visto que
também tais esforços são controlados objetivando estes fins.
O termo qualidade ainda não foi
completamente definido pelos estudiosos da área (BARROSO, 1998). Em
termos de objetividade, o esforço estratégico realizado pelas
organizações no uso da qualidade pode mascarar diversos caminhos, na
tentativa de ocultar o verdadeiro objetivo das organizações – o
exclusivo lucro empresarial (BARROSO, 1998, p.15).
Assim, no intuito de melhor compreender
os verdadeiros objetivos das organizações no que se refere à
implementação de programas de qualidade é que os estudiosos da área a
definiram de duas formas, a primeira enfatizando a satisfação dos
consumidores, cujas abordagens mercadológicas aplicadas para este fim. A
segunda, enfatizando os desempenhos organizacionais, cujas abordagens
enfocam a produção e o trabalho (CARVALHO, 1999, p.121 e 122).
IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS QVT NAS ORGANIZAÇÕES
A implementação de programas específicos dentro das empresas é vista ultimamente como uma estratégia competitiva de diferencial de mercado, tendo como objetivo aumentar a satisfação dos colaboradores e consequentemente obterem uma alta lucratividade na empresa. Para que haja a lucratividade é preciso que as pessoas executem suas tarefas de maneira adequada e com satisfação, possibilitando assim um futuro promissor dentro da organização e reconhecimento pelos resultados alcançados.
Melhores condições de trabalho
influenciam diretamente ao alcance da produtividade, reduzindo assim
fatores negativos que interferem diretamente na vida do empregado,
gerando de tal forma benefícios para ambas as partes. Antes que a
implementação de programas seja implementadas é fundamental identificar
atentamente as necessidades dos indivíduos que fazem parte da empresa na
qual seja determinada e alinhada aos objetivos da organização e aos do
indivíduo, portanto é necessário a participação e apoio de todos os
membros. Devemos observar como gestores de uma organização que a escolha
de programas de qualidade de vida no trabalho que serão colocados na
empresa deverá Ser viável e que traga benefícios a organização como um
todo.
Podemos mencionar alguns programas em
benefícios aos funcionários como: capacitação dos funcionários,
oportunidade de crescimento, direitos trabalhistas, condições de
segurança e saúde no trabalho entre outros. E benefícios a empresa como:
Força de trabalho mais saudável, baixo índice de acidentes, melhor
imagem e melhor ambiente de trabalho. Com essas atitudes a empresa
estará investindo diretamente na elaboração de seus produtos, garantindo
uma melhor qualidade e produtividade.
Doenças do trabalho: Síndrome de burnout
Descrição
A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
A dedicação exagerada à atividade
profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O
desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é
outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a
auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que
tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é
reconhecido. Nesse estágio, necessidade de se afirmar, o desejo de
realização profissional se transforma em obstinação e compulsão.
A síndrome de burnout, ou síndrome do
esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por
Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no
Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e
Problemas Relacionados à Saúde).
Sua principal característica é o estado
de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de
trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se
manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento
interpessoal direto e intenso.
Profissionais das áreas de educação,
saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários,
bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco
maior de desenvolver o transtorno.
Síndrome de Burnout é um distúrbio
psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental
intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de
esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida
profissional".
Estágios
São doze os estágios de Burnout:
- Necessidade de se afirmar
- Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho;
- Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
- Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
- Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho;
- Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados e tidos como incapazes. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
- Recolhimento;
- Mudanças evidentes de comportamento;
- Despersonalização;
- Vazio interior;
- Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
- E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.
Sintomas
Os sintomas são variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, problemas digestivos. Segundo Dr. Jürgen Staedt, diretor da clínica de psiquiatria e psicoterapia do complexo hospitalar Vivantes, em Berlim, parte dos pacientes que o procuram com depressão são diagnosticados com a síndrome do esgotamento profissional. O professor de psicologia do comportamento Manfred Schedlowski, do Instituto Superior de Tecnologia de Zurique (ETH), registra o crescimento de ocorrência de "Burnout" em ambientes profissionais, apesar da dificuldade de diferenciar a síndrome de outros males, pois ela se manifesta de forma muito variada: "Uma pessoa apresenta dores estomacais crônicas, outra reage com sinais depressivos; a terceira desenvolve um transtorno de ansiedade de forma explícita", e acrescenta que já foram descritos mais de 130 sintomas do esgotamento profissional.
O sintoma típico da síndrome de burnout é
a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes
negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento,
mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração,
lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.
Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço,
sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de
asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem
estar associadas à síndrome.
Diagnóstico
O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento inclui o uso de
antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de
relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.
Recomendações
* Não use a falta de tempo como desculpa
para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de
descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor
forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;
* Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;
* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.
* Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;
* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.
Sobre os Sintomas
Burnout é geralmente desenvolvida como
resultado de um período de esforço excessivo no trabalho com intervalos
muito pequenos para recuperação. Pesquisadores parecem discordar sobre a
natureza desta síndrome. Enquanto diversos estudiosos defendem que
burnout refere-se exclusivamente a uma síndrome relacionada à exaustão e
ausência de personalização no trabalho, outros percebem-na como um caso
especial da depressão clínica mais geral ou apenas uma forma de fadiga
extrema (portanto omitindo o componente de despersonalização).
Trabalhadores da área de saúde são
freqüentemente propensos ao burnout. Cordes e Doherty (1993), em seu
estudo sobre esses profissionais, encontraram que aqueles que tem
freqüentes interações intensas ou emocionalmente carregadas com outros
estão mais suscetíveis.
Os estudantes são também propensos ao
burnout nos anos finais da escolarização básica (ensino médio) e no
ensino superior; curiosamente, este não é um tipo de burnout relacionado
com o trabalho, mas com o estudo intenso continuado com privação do
lazer, de actividades lúdicas, ou de outro equivalente de fruição
hedónica. Talvez isto seja melhor compreendido como uma forma de
depressão. Os trabalhos com altos níveis de stress ou consumição, podem
ser mais propensos a causar burnout do que trabalhos em níveis normais
de stress ou esforço. Policiais, Taxistas, bancários, controladores de
tráfego aéreo, engenheiros, músicos, professores e artistas parecem ter
mais tendência ao burnout do que outros profissionais. Os médicos
parecem ter a proporção mais elevada de casos de burnout (de acordo com
um estudo recente no Psychological Reports, nada menos que 40% dos
médicos apresentavam altos níveis de burnout).
A chamada Síndrome de Burnout é definida
por alguns autores como uma das conseqüências mais marcantes do
estresse ou desgaste profissional, e se caracteriza por exaustão
emocional e avaliação negativa de si mesmo. O termo Burnout é uma
composição de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa
com depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até
como defesa emocional). Esse tipo de estresse consome-se física e
emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e
irritadiço.
Essa síndrome se refere a um tipo de
estresse ocupacional e institucional com predileção para profissionais
que mantêm uma relação constante e direta com outras pessoas,
principalmente quando esta atividade é considerada de ajuda (médicos,
enfermeiros, professores). Bancários também podem estar sofrendo dessa
síndrome, pois lidam com outras pessoas e sofrem com os problemas
financeiros dos seus clientes por diversas vezes. Totalmente adversos
dos banqueiros, os bancários são trabalhadores que vivem a angústia do
cliente e não conseguem ter a visão de que eles são apenas consumidores.
Outros autores, entretanto, julgam a
Síndrome de Burnout algo diferente do estresse genérico. De modo geral,
esse quadro é considerado de apatia extrema e desinteresse, não como
sinônimo de algum tipo de estresse, mas como uma de suas conseqüências
bastante sérias.
De fato, esta síndrome foi observada,
originalmente, em profissões predominantemente relacionadas a um
contacto interpessoal mais exigente, tais como médicos, psicólogos,
carcereiros, assistentes sociais, comerciários, professores, atendentes
públicos, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal,
telemarketing e bombeiros. Hoje, entretanto, as observações já se
estendem a todos profissionais que interagem de forma ativa com pessoas,
que cuidam ou solucionam problemas de outras pessoas, que obedecem
técnicas e métodos mais exigentes, fazendo parte de organizações de
trabalho submetidas à avaliações.
Definida como uma reação à tensão
emocional crônica gerada a partir do contato direto, excessivo e
desgastante ou estressante com o trabalho, essa doença faz com que a
pessoa perca a maior parte do interesse em sua relação com o trabalho,
de forma que as coisas deixam de ter importância e qualquer esforço
pessoal passa a parecer inútil.
Entre os fatores aparentemente associados ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout está a pouca autonomia no desempenho profissional, problemas de relacionamento com as chefias, problemas de relacionamento com colegas ou clientes, conflito entre trabalho e família, sentimento de desqualificação e falta de cooperação da equipe.
Entre os fatores aparentemente associados ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout está a pouca autonomia no desempenho profissional, problemas de relacionamento com as chefias, problemas de relacionamento com colegas ou clientes, conflito entre trabalho e família, sentimento de desqualificação e falta de cooperação da equipe.
Alguns autores defendem a Síndrome de
Burnout como sendo diferente do estresse, alegam que esta doença envolve
atitudes e condutas negativas com relação aos usuários, clientes,
organização e trabalho, enquanto o estresse apareceria mais como um
esgotamento pessoal com interferência na vida do sujeito e não
necessariamente na sua relação com o trabalho. Outros julgam essa
Síndrome de Burnout seria a conseqüência mais depressiva do estresse
desencadeado pelo trabalho.
A Síndrome de "Burnout" em Professores
A burnout de professores é conhecida como uma exaustão física e emocional que começa com um sentimento de desconforto e pouco a pouco aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui. Sintomaticamente, a burnout geralmente se reconhece pela ausência de alguns fatores motivacionais: energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, idéias, concentração, autoconfiança e humor.
Um estudo feito entre professores que
decidiram não retomar os postos nas salas de aula no início do ano
escolar na Virgínia, Estados Unidos, revelou que entre as grandes causas
de estresse estava a falta de recursos, a falta de tempo, reuniões em
excesso, número muito grande de alunos por sala de aula, falta de
assistência, falta de apoio e pais hostis. Em uma outra pesquisa, 244
professores de alunos com comportamento irregular ou indisciplinado
foram instanciados a determinar como o estresse no trabalho afetava as
suas vidas. Estas são, em ordem decrescente, as causas de estresses
nesses professores:
- Políticas inadequadas da escola para casos de indisciplina;
- Atitude e comportamento dos administradores;
- Avaliação dos administradores e supervisores;
- Atitude e comportamento de outros professores e profissionais;
- Carga de trabalho excessiva;
- Oportunidades de carreira pouco interessantes;
- Baixo status da profissão de professor;
- Falta de reconhecimento por uma boa aula ou por estar ensinando bem;
- Alunos barulhentos;
- Lidar com os pais.
Os efeitos do estresse são identificados, na pesquisa, como:
- Sentimento de exaustão;
- Sentimento de frustração;
- Sentimento de incapacidade;
- Carregar o estresse para casa;
- Sentir-se culpado por não fazer o bastante;
- Irritabilidade.
As estratégias utilizadas pelos professores, segundo a pesquisa, para lidar com o estresse são:
- Realizar atividades de relaxamento;
- Organizar o tempo e decidir quais são as prioridades;
- Manter uma dieta equilibrada ou balanceada e fazer exercícios;
- Discutir os problemas com colegas de profissão;
- Tirar o dia de folga;
- Procurar ajuda profissional na medicina convencional ou terapias alternativas.
Quando perguntados sobre o que poderia ser feito para ajudar a diminuir o estresse, as estratégias mais mencionadas foram:
- Dar tempo aos professores para que eles colaborem ou conversem;
- Prover os professores com cursos e workshops;
- Fazer mais elogios aos professores, reforçar suas práticas e respeitar seu trabalho;
- Dar mais assistência;
- Prover os professores com mais oportunidades para saber mais sobre alunos com comportamentos irregulares e também sobre as opções de programa para o curso;
- Envolver os professores nas tomadas de decisão da escola e melhorar a comunicação com a escola.
Como se pode ver, o burnout de
professores relaciona-se estreitamente com as condições desmotivadoras
no trabalho, o que afeta, na maioria dos casos, o desempenho do
profissional. A ausência de fatores motivacionais acarreta o estresse
profissional, fazendo com que o profissional largue seu emprego, ou,
quando nele se mantém, trabalhe sem muito apego ou esmero.
O "Burnout" em Enfermeiros
Os enfermeiros, pelas características do seu trabalho, estão também predispostos a desenvolver burnout.Esses profissionais trabalham diretamente e intensamente com pessoas em sofrimento.
Particularmente os enfermeiros que
trabalham em áreas como oncologia e a psiquiatria, muitas vezes se
sentem esgotados pelo fato de continuamente darem muito de si próprios
aos seus doentes e, em troca, pelas características da doença, receberem
muito pouco.
Luís Sá (2006), num estudo realizado com
257 enfermeiros de oncologia, verificou que estes profissionais se
encontravam mais desgastados emocionalmente quando comparados com
enfermeiros de outras áreas.
Um dos principais fatores encontrados da
origem do burnout, foi a falta de controle sobre o trabalho. Faz-se
necessário, ainda, acrescentar que nos territórios da Educação, a
Síndrome de Burnout adquire aspectos mais complexos pelo fato de agregar
valores oriundos dos sistemas de educação que se alimentam de
perspectivas utópicas que interferem, diretamente, no trabalho do
professor. Currículos, diretrizes, orientações e demais processos
burocráticos acabam por disseminar discussões que sempre acabam
acumulando estresse nos processos de ensino e aprendizagem e,
consequentemente, envolve o professor e sua práxis. A sociedade, por sua
vez transfere responsabilidades extras ao professor, sobrecarregando-o e
inculcando-lhe papéis que não serão desempenhados com a competência
necessária.
Doenças do Trabalho: Estresse
Estresse
ou stresse pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e
mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que
permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas
exigências do meio ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por
esse processo.
O termo estresse foi tomado emprestado
da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os
materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo
médico Hans Selye na revista científica Nature.
O estresse pode ser causado pela
ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a
exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um
determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem
por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão
(ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam
a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade
de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.
Terminologia
Terminologia
O termo estresse, agaste ou consumição,
foi usado por Selye (1976) com um sentido neutro - nem positivo nem
negativo. Ele o definiu como "reação não-específica do corpo a qualquer
tipo de exigência" ou falta de esportes físicos. A partir dessa
definição Selye diferencia dois tipos de estresse: o eustresse
(eustress) ou agaste, que indica a situação em que o indivíduo possui
meios (físicos, psíquicos...) de lidar com a situação, e o distresse
(distress) ou esgotamento, que indica a situação em que a exigência é
maior do que os meios para enfrentá-la. Apesar de ainda ser usado em
inglês, o termo "distresse" caiu quase em desuso, sendo substituído pelo
próprio termo estresse, que passou a ter o sentido (atual) negativo de
desgaste físico e emocional.
Outro termo importante no estudo do
estresse é o termo estressor ou esgotador , que indica um evento ou
acontecimento que exige do indivíduo uma reação adaptativa à nova
situação; a essa reação se dá o nome de coping (ing. lidar). Tais
reações de coping ou adaptação podem ser funcionais ou disfuncionais,
conforme cumpram ou não sua função na superação da situação na adaptação
a ela.
Os estressores, dependendo do grau de sua nocividade e do tempo necessário para o processo de adaptação, dividem-se em:
1. acontecimentos biográficos críticos
(ing. life events): são acontecimentos (a) localizáveis no tempo e no
espaço, (b) que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida e
(c) provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Esse
acontecimentos podem ser positivos e negativos e ter diferentes graus de
normatividade, ou seja, de exigência social. Exemplos são casamento,
nascimento de um filho, morte súbita de uma pessoa, acidente, etc;
2. estressores traumáticos: são um tipo
especial de acontecimentos biográficos críticos que possuem uma
intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do
indivíduo;
3. estressores quotidianos (ing. daily
hassels): são acontecimentos desgastantes do dia-a-dia, que interferem
no bem-estar do indivíduo e que veem essas experiências como
ameaçadoras, magoantes, frustrantes ou como perdas. Exemplos são
problemas com o peso ou com a aparência, problemas de saúde de parentes
próximos que exigem cuidados, aborrecimentos com acontecimentos diários
(cuidados com a casa, aumento de preços, preocupações financeiras,
etc.);
4. estressores crônicos (ing. chronic
strain): são (a) situações ou condições que se estendem por um período
relativamente longo e trazem consigo experiências repetidas e crônicas
de estresse (exemplos: excesso de trabalho, desemprego, etc.) e (b)
situações pontuais (ou seja com começo e fim definidos) que trazem
consigo consequências duradouras (Exemplo: estresse causado por
problemas decorrentes do divórcio).
Exemplos de estressores:
- desprezo amoroso;
- dor e mágoa;
- luz forte;
- níveis altos de som;
- eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crónicas, desemprego e amnésia;
- responsabilidades: dívidas não pagas e falta de dinheiro;
- trabalho/estudo: intimidação ("bullying"), provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos;
- relacionamento pessoal: conflito e decepção;
- estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia;
- exposição de estresse permanente na infância (abuso sexual infantil).
Teorias do estresse
As várias teorias do estresse, antes de serem teorias concorrentes, são teorias complementares, que se baseiam umas nas outras.
Reação de emergência
Uma das primeiras teorias do estresse,
apresentada pelo fisiologista Walter Cannon em 1914, ainda antes de a
palavra ser utilizada com o sentido atual, foi a chamada "teoria da luta
ou fuga" (fight-or-flight). Segundo essa teoria em situações de
emergência o organismo se prepara para "o que der e vier", ou seja, para
lutar ou fugir, segundo o caso. Esse tipo de reação foi observado em
animais e em humanos. Estudos empíricos puderam observar um outro tipo
de reação, chamado "busca de apoio" (tend-and-befriend), observado pela
primeira vez em mulheres. Essa outra reação ao estresse caracteriza-se
pela busca de apoio, proteção e amizade em grupos.
Síndrome geral de adaptação
Essa teoria, chamada general adaption
syndrome em inglês, é a teoria original de Seyle (1936), segundo a qual o
organismo reage à percepção de um estressor com uma reação de adaptação
(ou seja, o organismo se adapta à nova situação para enfrentá-la), que
gera uma momentânea elevação da resistência do organismo. Depois de toda
tensão deve seguir um estado de relaxamento, pois apenas com descanso
suficiente o organismo é capaz de manter o equilíbrio entre relaxamento e
excitação necessário para a manutenção da saúde. Assim se o organismo
continuar sendo exposto a mais estressores, não poderá retornar ao
estágio de relaxamento inicial, o que, a longo prazo, pode gerar
problemas de saúde (exemplo: problemas circulatórios). Esse processo
atravessa três fases:
- Reação de alarme: a glândula hipófise secreta maior quantidade do hormônio adrenocorticotrófico que age sobre as glândulas supra-renais. Estas passam a secretar mais hormônios glicocorticóides, como o cortisol. Este por sua vez inibe a síntese proteica e aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos. Todo esse processo provoca um aumento do nível de aminoácidos no sangue, que servem ao fígado para a produção de glucose, aumentando assim o nível de açúcar no sangue - a excessiva produção de açúcar poder levar a um choque corporal. Outra consequência da inibição da síntese de proteínas é a inibição do sistema imunológico.
- Estágio de resistência: caracterizado pela secreção de somatotrofina e de corticóides. Gera, com o tempo, um aumento das reações infecciosas.
- Estágio de esgotamento: não cessando a fonte de estresse, as glândulas supra-renais se deformam. Doenças de adaptação podem aparecer.
O modelo de Henry
Este modelo diferencia as reações corporais de acordo com a situação estressora: fuga gera um aumento de adrenalina, luta de noradrenalina e testosterona, depressão (perda de controle, submissão) um aumento de cortisol e uma diminuição de testosterona .
O modelo transacional de Lazarus
Esse modelo, também chamado de modelo
cognitivo, sublinha a importância de processos mentais de juízo para o
estresse: segundo ele, as reações de estresse resultam da relação entre
exigência e meios disponíveis. Essa relação é, no entanto, mediada por
processos cognitivos (juízos de valor e outros). Assim, não apenas
fatores externos podem agir como estressores, mas também fatores
internos, como valores, objetivos, etc. O modelo prevê dois processos de
julgamento:
1. Juízo primário (primary appraisal):
modificações, que exigem uma adaptação do organismos para a manutenção
do bem-estar, são julgadas quanto a três aspectos - se a situação é (a)
irrelevante, (b) positiva ou (c) negativa para os objetivos do
indivíduo. Se os acontecimentos são considerados irrelevantes ou
positivos, não ocorre nenhuma reação de estresse; reações de adaptação
são típicas de situações julgadas negativas, nocivas ou ameaçadoras.
2. Juízo secundário (secondary
appraisal): Após a decisão sobre a necessidade de adaptação, ocorre um
julgamento dos meios disponíveis (recursos para essa adaptação, para a
solução do problema. Se a relação entre exigências e meios for
equilibrada, então a situação é tomada por um desafio - o que
corresponde ao conceito de eustresse (estresse positivo, ver acima
"Definições"); se os estressores forem tomados por um dano ou perda o
indivíduo experiencia emoções de tristeza e de diminuição da auto-estima
ou de raiva; se os estressores forem considerados uma ameaça a emoção é
medo - ambos os casos correspondem ao distresse de Seyle.
Teoria da manutenção de recursos de Hobfoll
A teoria do grupo de pesquisa de Hobfoll
apresenta uma compreensão mais ampla e mais ligada ao contexto social
do estresse. Ela parte do princípio que o ser humano têm por objetivo
manter os recursos pessoais (ing. resources) que têm e buscam gerar
novos. Estresse define-se aqui como uma reação ao meio ambiente em que
ou (1) há uma ameaça de perda de meios, ou (2) há uma real perda de
meios, ou ainda (3) o aumento de meios esperado fracassa depois de um
investimento com o objetivo de aumentá-los.
O modelo estresse-vulnerabilidade
De acordo com o modelo
estresse-vulnerabilidade o irromper de um transtorno mental ou de uma
doença física está ligado, de um lado, à presença de uma predisposição
genética ou adquirida no decorrer da vida (vulnerabilidade) e, de outro,
à exposição a estressores. Quanto maior a predisposição, menor precisa
ser o nível de estresse para que um distúrbio qualquer irrompa. A
relação entre vulnerabilidade e estresse, no entanto, é mediada pela
resiliência, ou seja, a capacidade do indivíduo de resistir ao estresse.
Importante para este tema é o conceito de salutogênese.
Reação ao estresse em homens e mulheres
Embora a reação mais descrita seja a de fuga-ou-luta, no ano 2000 surgiu uma nova visão sobre o fenômeno, distinguindo a forma de reagir dos homens e mulheres. Estas seriam menos propensas a lutar ou fugir, apresentando reação de cuidado com a prole, mediada por neurotransmissores diferentes dos que atuam nos homens.
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